Linfedema como Tratar ?

03/02/2011 01:13

LINFEDEMA

COMO TRATAR ?

 O linfedema é o acúmulo anormal de líquidos e proteínas que se manifesta principalmente por inchaço nas pernas e nos braços. Tem origem linfática com uma possível associação venosa ou arterial. O diagnóstico é clínico e pode ser confirmado com a linfocintilografia, o exame mais utilizado na atualidade.

Os principais sinais clínicos são o aumento considerável do volume do membro, vermelhidão associada a um processo infeccioso, como a erisipela, por exemplo. É classificado em primário, de causa congênita, e secundário, em decorrência de processos infecciosos, neoplasias, pós-cirúrgicos, entre outros.

O tratamento fisioterápico mais utilizado mundialmente é a terapia física complexa que consiste em quatro pontos principais: drenagem linfática manual, enfaixamento elástico, exercícios miolinfocinéticos e orientações quanto aos cuidados com a pele. O objetivo da técnica é mobilizar o excesso de líquidos e proteínas para uma região com condições de reabsorção. As metas do tratamento são a diminuição do edema, melhoria das condições funcionais do paciente, prevenção do edema e de infecções e minimizar complicações.

O diagnóstico precoce favorece o sucesso do tratamento!